O Procon-SP notificou Claro, Oi, TIM e Vivo, solicitando explicações sobre as ofertas de conectividade 5G para redes móveis e banda larga. As empresas têm até o dia 6 de setembro para responder aos questionamentos do Procon-SP.

A Fundação quer entender quais linhas de aparelhos compatíveis ao serviço são comercializadas atualmente pelas empresas e pede para que as companhias apresentem informativos disponibilizados aos consumidores para esclarecimentos das mudanças implementadas no uso da nova tecnologia.

Sobre as redes móveis, o Procon-SP quer saber:

– se os usuários devem trocar de chip e/ou demais dispositivos para uso do serviço, apresentando os valores eventualmente cobrados no ajustamento;

– como será a adequação dos planos vigentes para atendimento a essa tecnologia;

– quais as principais diferenças entre a nova tecnologia e as anteriores, explicitando a qualidade, eficiência e segurança dos serviços e qual a área de cobertura, velocidade, garantia do serviço e período de latência aplicados aos dispositivos conectados ao serviço 5G.

Posicionamentos

Em nota, a Vivo informou que mantém uma página dedicada ao 5G, com as localidades onde a tecnologia já está disponível. “Além disso, o passo a passo para usar a tecnologia de quinta geração e quais são os aparelhos compatíveis estão disponíveis no site, que conta ainda com perguntas e respostas frequentes feitas pelos consumidores. A empresa responderá ao Procon-SP dentro do prazo estipulado pelo órgão”, diz o comunicado.

A TIM informou que recebeu a notificação do Procon-SP e que prestará todas as informações solicitadas pelo órgão, ressaltando que divulga amplamente informações sobre o uso da rede 5G, assim como os smartphones compatíveis com a tecnologia. “Para mais informações sobre a rede de quinta geração, os clientes podem acessar o site da operadora em www.tim.com.br/rj/para-voce/cobertura-e-roaming/5g ou entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente discando *144 do próprio celular ou 1056 de qualquer telefone”, escreveu em nota.

A Claro informou que ainda não recebeu notificação do Procon-SP. A Oi optou por não se pronunciar, alegando que foi vendida, em abril de 2022, para as outras três operadoras notificadas, e não participou do leilão do 5G.