O Airbnb (Android, iOS) vai oferecer gratuitamente moradia gratuita por um curto prazo em suas casas para até 100 mil refugiados da Ucrânia. A iniciativa é do Airbnb.org, organização que se dedica a facilitar abrigos temporários para pessoas em tempos de crise em todo o mundo.

Hoje cedo, Chesky, o cofundador e presidente do Airbnb.org, Joe Gebbia, e o diretor de estratégia e cofundador do Airbnb, Nathan Blecharczyk, enviaram cartas a líderes em toda a Europa, começando com os de Polônia, Alemanha, Hungria e Romênia, oferecendo apoio no acolhimento de refugiados dentro de suas fronteiras. Embora o Airbnb.org esteja se comprometendo a facilitar alojamento de curto prazo para até 100 mil refugiados que fogem da Ucrânia, a organização trabalhará em colaboração com os governos para melhor atender às necessidades específicas de cada país, inclusive oferecendo estadias de longo prazo, caso seja necessário.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 2, e está no site da empresa, mas Brian Chesky, CEO e cofundador do Airbnb, escreveu em seu Twitter sobre o assunto.

Em seu tuíte, Chesky reforçou a importância de que os donos das moradias se voluntariem e abram suas casas e apartamentos em especial em países como Alemanha, Hungria, Polônia e Romênia. Outra forma de ajuda é fazendo doações.

Airbnb.org

O Airbnb.org é uma organização independente sem fins lucrativos dedicada a facilitar estadias temporárias para pessoas em momentos de crise – para apoiar refugiados e outras pessoas deslocadas em todo o mundo.

A organização anunciou na semana passada o fornecimento de moradias para 21,3 mil refugiados afegãos e estabeleceu uma nova meta de fornecer moradia gratuita e temporária para outros 20 mil refugiados do Afeganistão, África, Oriente Médio, América Central e do Sul e outras regiões.

Em 2020, os anfitriões do Airbnb em todo o mundo abriram suas portas para dezenas de milhares de trabalhadores da linha de frente que lutam contra a disseminação da Covid-19, incluindo profissionais de saúde e trabalhadores humanitários, em parceria com o NHS no Reino Unido, Cruz Vermelha Mexicana, 1199SEIU (fundo beneficente dos EUA) e New York, a cidade de Nova Orleans, o condado de Los Angeles e organizações na Itália e na França. No ano passado, o Airbnb.org também ativou seu programa de resposta a emergências para fornecer assistência às pessoas afetadas pelas enchentes devastadoras na Europa Ocidental.