O Facebook lança nesta quinta-feira, 2, uma versão desktop do Messenger (Windows, Mac). O motivo para o lançamento foi um aumento acima de 100% para chamadas de vídeo e voz no mensageiro via navegadores no último mês. O crescimento foi puxado pelo isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus, como explicou Stan Chudnovsky, vice-presidente do Messenger.

“Agora, mais do que nunca, as pessoas estão usando a tecnologia para manterem contato com seus entes queridos, mesmo que estejam separados fisicamente. No último mês, nós vimos um aumento superior a 100% de pessoas usando chamadas de voz e vídeo do Messenger via browsers de desktops. Hoje, com os apps para Windows e Mac, o melhor do mensageiro está chegando aos computadores, inclusive chamadas ilimitadas e gratuitas em grupo”, escreveu o executivo no site de sua empresa.

Além das chamadas em grupo gratuitas, o Messenger para desktop tem como vantagens: possibilidade de ver as chamadas em tela grande; conexão via Facebook, não precisa de número de telefone ou e-mail; opção de diminuir a tela e continuar a chamada ao mesmo tempo que faz outras tarefas; recebimento de notificações; sincronização com chats iniciados no app mobile; modo escuro; e envio de GIFs.