PicPay

Luiz Fernando Diniz, diretor de social do PicPay (Crédito: Rômulo Nobre/divulgação)

O PicPay Chat, serviço de mensageria dentro do aplicativo do PicPay (AndroidiOS), terminou março com 3,1 milhões de usuários ativos no mês, um ano após o lançamento do serviço. Em conversa exclusiva com Mobile Time, Luiz Diniz, diretor de social da fintech, revelou que a média diária de usuários do serviço de mensageria varia entre 180 mil e 200 mil usuários. Importante dizer que essa volumetria não contabiliza aqueles que recebem mensagens automáticas de confirmação de compra pela plataforma, apenas aqueles que trocaram mensagens com outros usuários do aplicativo.

Diniz afirmou que, entre dezembro de 2021 e março de 2022, a utilização do serviço de mensageria triplicou entre os usuários. Com este avanço, a expectativa da companhia é chegar a 5 milhões de usuários ativos até o final do primeiro semestre e, no final do ano, ter 1 milhão de usuários ativos por dia.

“O PicPay tem uma essência social. 50% das transações são entre pessoas físicas (P2P). Mas, sim, somos um aplicativo de pagamento. Ainda não é o ‘chat pelo chat’, é sobre tornar a experiência do pagamento entre pessoas mais prazeirosa, simples, fácil e com entrega de valor. Permitir que a pessoa resolva toda sua vida financeira em um app”, disse o executivo.

Próxima etapas

Além da expectativa de aumento de usuários acessando o chat na base dos mais de 33 milhões de usuários do PicPay, a companhia prepara para abrir o serviço para seus parceiros por meio de APIs. Sem data definida para o lançamento, a ideia é que players de mercado possam fazer a integração com o PicPay Chat, de modo a se comunicarem diretamente com o consumidor. Sobre os segmentos que devem aderir às APIs, Diniz conta que está em fase de desenvolvimento e priorização, mas o varejo é um dos segmentos em análise.

Outra novidade que deve ser lançada em breve no PicPay Chat são os grupos de usuários. Segundo Diniz, essa opção permitirá a criação de vários casos de uso, como um pequeno negócio que pode criar sua própria comunidade de usuários e enviar promoções.

Vale dizer que, atualmente, 15% (450 mil) dos usuários do PicPay Chat fazem negócios pela plataforma.