Esquecer a carteira em casa não é mais um problema para os brasileiros. Na verdade, muitos escolhem conscientemente não levar mais esse utensílio em seus bolsos. Isso acontece porque a carteira está sendo trocada pelo smartphone, graças às diversas soluções de pagamento móvel disponíveis hoje em dia (NFC, QR code, Pix etc). Para ser exato, 10% dos brasileiros com smartphone afirmam que não levam mais a carteira consigo porque sempre pagam com o telefone. É o que revela a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil.

O smartphone é o meio de pagamento preferido de 26% dos brasileiros que possuem esse aparelho. A proporção é maior entre os jovens de 16 a 29 anos (36%), o que indica uma tendência de alta no futuro. A preferência pelo smartphone é menor entre os brasileiros de 30 a 49 anos (24%) e entre aqueles com 50 anos ou mais (17%). Não há diferença significativa na comparação por gênero ou classes social.

À frente do smartphone está o cartão físico, meio de pagamento favorito para 60% dos brasileiros. O percentual aumenta conforme a idade do consumidor: 16 a 29 anos (49%); 30 a 49 anos (63%); e 50 anos ou mais (69%). No caso do cartão físico, nota-se também uma diferença por classe social: A e B (69%) e C, D e E (58%). 

O dinheiro é a forma de pagamento favorita de apenas 12% dos brasileiros que possuem smartphone. Não há variação relevante por gênero ou faixa etária, mas sim por classe social. A preferência pelo uso de dinheiro é maior nas classes C, D e E (14%) do que entre as classes A e B (5%). Percebe-se também uma diferença por região do País, com uma maior preferência pelo dinheiro no Nordeste (17%) e menor no Centro-Oeste (8%).

QR code e NFC

O uso de QR code para pagamento está avançando rapidamente no País. Em apenas um ano, entre março de 2022 e março de 2023, passou de 67% para 80% a proporção de brasileiros com smartphone que já experimentaram essa forma de pagamento em lojas físicas. 

A proporção dos jovens de 16 a 29 anos que já pagaram por QR code é de 86%, acima daquela verificada nos grupos de 30 a 49 anos (83%) e de 50 anos ou mais (67%).

No mesmo intervalo de um ano, subiu de 46% para 57% o percentual que fez pelo menos uma compra por QR code nos últimos 30 dias. Um dos principais vetores desse crescimento é a adoção do Pix nos caixas de grandes varejistas. 

O pagamento por aproximação usando o smartphone também está avançando. Em um ano, passou de 41% para 46% a proporção de brasileiros com smartphone que experimentaram pagamento por aproximação com o aparelho. A diferença por faixa etária é significativa: 16 a 29 anos (57%); 30 a 49 anos (44%); 50 anos ou mais (37%).  Nos últimos 30 dias, 36% dos brasileiros com smartphone pagaram por aproximação. Um ano atrás, esse percentual era de  30%.

A pesquisa entrevistou entre os dias 8 e 27 de março 2.112 brasileiros de 16 anos ou mais que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral da pesquisa pode ser baixado gratuitamente aqui.