O CEO da Apple, Tim Cook, afirmou que deve trazer novidades sobre inteligência artificial generativa nas próximas semanas, algo que deve abranger hardware, software e os serviços da empresa. Sem precisar a data de lançamento e sem querer dar spoiler, o executivo disse enxergar diversas oportunidades para a companhia neste segmento durante conversa com analistas de mercado nesta quinta-feira, 2.

“Estamos otimistas em relação à nossa oportunidade em IA generativa. Estamos fazendo investimentos significativos e estamos ansiosos para compartilhar algumas coisas muito interessantes com nossos clientes em breve. Acreditamos no poder transformador, na promessa da IA e nas vantagens que nos diferenciarão nesta nova era, incluindo a combinação única da Apple de integração perfeita de software de hardware e serviços, o inovador silício da Apple com nossos motores neurais líderes do setor e o nosso foco inabalável na privacidade que sustenta tudo o que criamos”, afirmou Cook.

Por sua vez, o CFO Luca Maestri, lembrou que a Apple tem investido pesado em inovação (cerca de US$ 100 bilhões nos últimos cinco anos), mas não deve mudar os cálculos. Isso porque a companhia pode entrar em IA generativa tanto com tecnologia e infraestrutura próprias (vide datacenters), como em parceria. Porém, os parceiros em IA não foram apresentados aos analistas.

“Temos um modelo um pouco híbrido, onde nós mesmos fazemos alguns dos investimentos. Em outros casos, nós dividimos (os custos) com os nossos fornecedores e parceiros de produção, como fazemos em datacenters: temos capacidade própria de datacenter e utilizamos de terceiros. É um modelo que tem funcionado bem para nós historicamente e planejamos continuar na mesma linha daqui para frente”, completou.

Vale lembrar, a Apple tem programado o WWDC para o próximo dia 10 de julho.

Matheus Popst, sócio da Arbor Capital, acredita que a Apple “está com uma estratégia de esperar para ver”. Ao Mobile Time, o especialista acredita que a companhia deve apostar principalmente “em IA baseada no dispositivo, ao invés de rodar na cloud”: “Mas por enquanto, não há grandes noticias e continuamos esperando os lançamentos dos novos produtos, principalmente o iPhone 16”, completou Popst.

Imagem principal: Tim Cook, CEO da Apple, em 2020 (crédito: YouTube/Apple)