Huawei

Richard Yu, CEO do Huawei CBG, apresenta o HarmonyOS

A Huawei apresentou a versão para o consumidor do seu sistema operacional, o HarmonyOS (2.0), a resposta da companhia aos bloqueios que receberam para acessar software dos Estados Unidos, com o Android do Google. O novo OS chega com a promessa de atuar na era em que tudo está conectado, ou seja, em smartphones, relógios inteligentes, tablets, PCs, e outros dispositivos.

“Na era de Internet de Tudo (IoE, na sigla em inglês) e inteligência ubíqua, o HarmonyOS melhorará substancialmente a vida das pessoas. Todos os dispositivos passam a ser inteligentes e a experiência (do usuário) vai para um novo nível”, disse Richard Yu, CEO da divisão de consumo da Huawei (CBG).

No OS, a Huawei busca avançar com o controle dos dispositivos na mão do consumidor por meio de funções como: Task Center, que permite o uso de apps em diferentes dispositivos de forma combinada; e Control Panel, que faz a simples integração de smartphones, tablets, smartwatches e PCs da Huawei com outros dispositivos conectados, como um tablet com fones Bluetooth ou relógio inteligente com a TV.

“Para a próxima década, a nossa estratégia de longo prazo em nosso negócio para consumidores deve ser ‘seamless AI Life’ (vida artificial inteligente perfeita, na tradução livre do inglês). Dito isso, nós planejamos atacar em cinco áreas: saúde e fitness; escritório inteligente; entretenimento; casa inteligente; e trânsito fácil (easy travel, em inglês)”, afirmou Yu, ao introduzir o OS.

‘Super dispositivo’

Huawei

Chenglu Wang, presidente da área de software no Huawei CBG

Neste novo OS, a companhia trabalha com o conceito de “super dispositivo”. Ou seja, a ideia é combinar os equipamentos de forma que complementem o cotidiano do usuário, porém com poucas barreiras e simplicidade em seu uso. Por exemplo, em IoT, o pareamento para controlar o device pode ser feito por aproximação.

De acordo com Chenglu Wang, presidente da área de software no Huawei CBG, o Harmony foi trabalhado (desde setembro de 2020) para funcionar em dispositivos com armazenamento pesado, acima de 512 GB, até os mais leves de 128 KBs (mais comuns na IoT). Ainda chama a atenção que a empresa trabalhou em um plug-in para que o novo sistema operacional funcione com fluidez com o Windows dos computadores da Huawei, desse modo os usuários podem parear seus smartphone a um Matebook, por exemplo.

A Huawei atualizará 100 dispositivos do portfólio de smartphones entre esta quarta-feira, 2, e o primeiro semestre de 2022.

Além disso, a empresa chinesa vem trabalhando com parceiros para a fabricação de novos dispositivos neste ecossistema e estreitando o relacionamento com desenvolvedores de apps. Como atrativo, a empresa explica que o organismo do HarmonyOS é cross-platform e cross-device.