Tata Neu

Não é fácil criar um superapp. A lição está sendo aprendida na prática pelo Tata, um dos maiores grupos econômicos da Índia. No começo de abril, foi lançado oficialmente o aplicativo Tata Neu (Android, iOS), com o objetivo de ser o superapp daquele país, reunindo uma série de ferramentas de comércio eletrônico e conteúdo das dezenas de empresas do grupo Tata. A pedido de Mobile Time, a RankMyApp analisou o desempenho do Tata Neu nas primeiras seis semanas após seu lançamento, entre 7 de abril e 23 de maio. E os resultados não são muito positivos.

Por um lado, é verdade que o Tata Neu conseguiu ingressar quase que instantaneamente entre os apps mais populares da categoria de compras na Google Play e na App Store. Durante 29 dias do período monitorado, o Tata Neu ficou entre os cinco apps mais baixados dessa categoria. Sua melhor colocação foi o segundo lugar – na maior parte desse tempo ficou em quarto. O sucesso em downloads é explicado pela intensa campanha de marketing para a promoção do Tata Neu na Índia.

Por outro lado, as notas e os comentários enviados pelos consumidores mostram que a recepção ao Tata Neu não foi tão calorosa assim. Tanto em Android quanto e iOS o aplicativo da Tata recebeu mais comentários negativos que positivos em suas primeiras seis semanas. E, quando comparado com outros seis concorrentes diretos, o Tata Neu foi o que registrou a menor proporção de reviews positivos, tanto em Android quanto em iOS. Pela nuvem de palavras dos comentários negativos é possível identificar muitas reclamações relativas a performance, suporte e pagamento no app. A nota média do Tata Neu na Google Play é de 3,4 e na App Store é de 2,8. 

Análise

O levantamento feito pela RankMyApp comprova o que já era esperado. Não se cria um superapp da noite para o dia. Com dinheiro de marketing é possível impulsionar o volume de downloads, mas não necessariamente engajar e conquistar a fidelidade dos consumidores. E para virar um superapp não basta empilhar um monte de serviços dentro do mesmo aplicativo: é preciso ganhar massa crítica de usuários e abrir-se para a adesão de serviços de terceiros. É preciso também que o aplicativo seja o mais aberto ao longo do dia e aquele onde as pessoas passam mais tempo, como acontece com o WeChat na China.