Tata Neu

O grupo Tata, um dos maiores e mais tradicionais conglomerados empresariais da Índia, lançou na última sexta-feira, 7, o Tata Neu (Android, iOS), o seu autodenominado “superapp”. O aplicativo reúne serviços e produtos de várias empresas do próprio grupo, incluindo eletroeletrônicos, comidas e bebidas, passagens aéreas, hospedagem, cosméticos, itens de luxo, produtos de saúde, streaming de vídeo etc. 

Há ainda oferta de seguros e empréstimos dentro do app, além da possibilidade de realizar pagamentos através do Tata Pay, serviço da Tata integrado à plataforma indiana de pagamentos instantâneos, a UPI.

Para completar, o Tata Neu traz conteúdo editorial sobre moda, esportes, gastronomia e estilo de vida, sempre vinculando a produtos e serviços à venda dentro do app.

Com o objetivo de construir rapidamente sua base de usuários, o grupo Tata oferece cashback nas compras dentro do app com uma moeda chamada Neu, que pode ser usada em outros pagamentos na plataforma.

Análise

O conceito de superapp nasceu na China com o WeChat, que começou como um app de mensagens instantâneas e que, depois de conquistar uma base significativa de usuários, se transformou em uma plataforma para o desenvolvimento de aplicativos por terceiros. Diante da grande quantidade de aplicações das mais variadas finalidades dentro do WeChat, este passou a ser chamado de “superapp”. O japonês Line e o sul-coreano Kakao seguiram a mesma estratégia: são originalmente apps massivos de mensageria que viraram superapps.

O Tata Neu segue uma estratégia diferente. Ele não parte de um aplicativo de mensagens ou qualquer outro que já possua uma base significativa de clientes. O Tata Neu junta dentro de um único app as jornadas de vários outros aplicativos. Vale ressaltar que por enquanto são todos do grupo Tata, o que não significa que não será aberto no futuro para terceiros, embora não necessariamente como uma plataforma.

Na prática, o grupo Tata confia na popularidade dos seus variados aplicativos e no seu poder de marketing para levar os usuários para dentro do Tata Neu. Porém, enquanto os outros apps continuarem existindo individualmente, a única razão para navegar dentro do Tata Neu, além da curiosidade despertada pela campanha de marketing, seriam os descontos e o cashback.

Na imprensa internacional há quem duvide das suas chances de sucesso, justamente por trilhar uma estratégia diferente da usual. O Tata Neu poderia ser comparado a um Frankenstein de apps, não pelo seu layout, que é moderno, mas pelo conceito de juntar apps diversos pré-existentes. Mas, se a iniciativa der certo, o Tata Neu vai mostrar que existe um novo caminho para a construção de um superapp, e servirá de inspiração para outros mercados.