O PayPal (Android, iOS) vai se tornar adquirente no Brasil. O seu gerente geral de vendas da operação nacional, Brunno Saura, confirmou o movimento em conversa exclusiva com Mobile Time: “Se tornar adquirente no país só mostra o quanto estamos investindo e pensando em expandir no Brasil”, disse.
Segundo Saura, o produto de adquirência da companhia está prestes a ser lançado nos próximos meses, uma vez que está nos testes finais de tropicalização do produto. Além do Brasil, o PayPal atua em adquirência nos Estados Unidos e na Europa.
“Ela (a adquirência) é muito mais um passo para criarmos uma infraestrutura, fortalecermos mais os produtos que temos aqui e expandirmos a base e a forma como atendemos aqui o grande e o pequeno negócio”, completou ao Saura. O executivo explicou que a entrada do serviço de pagamento busca completar o ciclo de ser “one-stop shop” de processamento de pagamento aos comerciantes em sua plataforma.
“Nós queremos reforçar que fornecemos processamento de cartão de crédito, de débito e carteiras digitais. Temos serviço de antifraude, proteção de chargeback e antecipação. Seja para parceiros pequenos ou grandes”, explicou.
Adquirência e crescimento do PayPal
Com a adquirência, Saura espera que a sua empresa amplie a presença em mais verticais do comércio nacional. Desde 2011 no Brasil, o PayPal está trabalhando com mais ênfase em trazer mais tecnologias de pagamentos para o consumidor e o comerciante nos últimos quatros anos. Embora sua força esteja em grandes e-commerces, como Ipiranga e Eventim, a companhia tem apostado em chegar nos pequenos e médios negócios, algo que tem sido feito com apoio de 40 a 50 plataformas integradoras, como a VTEX.
Neste primeiro momento, a adquirência será apenas online. Questionado sobre a possibilidade de lançar produtos como uma máquina de cartão própria (POS) ou Tap on Phone para o app do PayPal, o executivo disse que não poderia compartilhar informações.
Carteira
Paralelamente à oferta de adquirência, Saura explicou que a carteira do PayPal está avançando para ganhar espaço com o consumidor de forma online e offline. Lembra que a companhia está como uma iniciativa global chamada PayPal Everywhere que inclui o lançamento de um cartão de débito com benefícios como cashback.
Segundo o executivo, as funcionalidades do Everywhere devem chegar ao Brasil até o próximo ano. Atualmente, o PayPal tem uma base de 3,5 milhões de usuários ativos no País.
Imagem principal: Brunno Saura, general manager of sales do PayPal para o Brasil (divulgação)