O vice-presidente da Cisco na América Latina, Laercio Albuquerque, afirmou que o OpenRAN é uma das principais estratégias para o futuro da companhia, ao lado do 5G e Wi-Fi 6. Especificamente para a América Latina, a companhia planeja um laboratório dedicado para o desenvolvimento da tecnologia de rede aberta.

“O OpenRAN é algo que apostamos muito.  Na Ásia temos companhias fazendo provas. Na América Latina, nós teremos um laboratório de OpenRAN brasileiro”, disse. “Nós apostamos em 5G, OpenRAN e Wi-Fi 6. 5G fará a conexão outdoor. Mas acreditamos que o tráfego dos dados será maior no indoor. Para isso não pode ter apenas conectividade no 5G. Países como Brasil, Argentina e Chile já liberaram espectro para Wi-Fi 6”, completou.

Segundo Giuseppe Marrara, head de relações governamentais da fornecedora, o laboratório terá sede no Brasil e será anunciado nas próximas semanas. Sem detalhar, o executivo afirmou que será um “investimento significativo” para o desenvolvimento de equipamentos.

“Quando a Anatel aprovou o espectro de 6 GHz para Wi-Fi 6E também o fez com redes privadas, esse será um dos pontos que deve avançar mais em OpenRAN. Acreditamos na construção de rede privadas, mas também na capacidade construção de dados privados”, completou Marrara.