A vice-presidente executiva da Comissão da União Europeia, Margrethe Vestager, alertou a Apple de que não pode usar privacidade e segurança como desculpa para práticas anticompetitivas. A declaração da líder da regulação tecnológica da Europa à Reuters nesta sexta-feira, 2, foi uma resposta para o CEO da fabricante, Tim Cook.

Também para a agência de notícias, Cook disse um mês antes que a Lei dos Mercados Digitais da zona comercial afetaria a privacidade e a segurança de seus usuários. Se aprovado, o LMD pode forçar que usuários de dispositivos Apple fiquem livres para baixar apps da web ou de outras lojas.

Vestager afirmou que segurança e privacidade não podem ser usados como “um escudo anticompetição”, e que os usuários não deixaram de lado nenhuma das duas proteções ao usarem outros marketplaces ou webapps.

iOS 14

Por outro lado, a VP da Comissão afirmou que as alterações do iOS 14 não estão sob escrutínio, por enquanto. Inicialmente, Vestager vê com bons olhos o fato de fornecedores – como a Apple – oferecerem soluções de configurações para o consumidor.

Vale lembrar, a companhia colocou como padrão desligado o rastreio de informações de usuários, o IDFA. A mudança ocorreu em maio, a partir da atualização 14.5 do sistema operacional.