A plataforma de publicidade do TikTok foi aquela que mais se beneficiou globalmente com as novas regras do iOS que evitam o rastreamento de usuários. Segundo dados recentes da AppsFlyer, o TikTok for Business lidera o ranking de poder de alcance do Índice SKAN. Este índice combina o número de instalações e de apps rodando em cada fonte de mídia (como fotos, vídeos, reels, banners…), além do peso da rede de publicidade da Apple (SKAdNetwork) nas atividades de pós-instalação no app e as estatísticas da campanha não contabilizadas. No caso dos outros apps, eles não atenderam aos limites de privacidade da Apple.

Ao todo, o estudo da empresa de marketing digital possui dados de 623 fontes de mídia, 33 bilhões de instalações, 17 mil aplicativos e 150 milhões de postbacks (troca de informação entre servidor e plataforma sobre dados do usuário) de mais de 3 mil aplicativos da rede da Apple. Para garantir a precisão dos dados durante esta fase de transição, a AppsFlyer utilizou dados SKAN entre 1º de agosto e 30 de setembro deste ano.

Na análise da companhia, o TikTok foi a quarta plataforma com mais anunciantes e a quinta em postbacks. Ou seja, a companhia foi aquela que melhor se adaptou à mudança e tem obtido bons resultados com ela.

Paralelamente, outras companhias mais tradicionais neste ramo seguem se adaptando. É o caso do Facebook, que liderou o ranking de volume do Índice Skan, que compreende o número total de instalações às quais cada fonte de mídia foi atribuída com base em postbacks do SKAdNetwork e, em menor grau, o número de aplicativos em execução na plataforma.

Retenção por OS no OS

Nesta nova dinâmica no mercado de publicidade mobile, os controladores dos sistemas operacionais móveis ampliam suas lideranças em seus domínios. É o caso do Apple Search Ads, que passou o Facebook nas classificações de volume e poder do índice de retenção global entre os usuários iOS. Esse sucesso foi impulsionado em apps da categoria vida e cultura em usuários de sete regiões: Europa; China; Japão; Coreia do Sul; América Latina; Oriente Médio; América do Norte.

Um cenário similar está sendo definido no Android, uma vez que o Google liderou os rankings de volume e poder em retenção do usuário e com isso amplia sua liderança ante o Facebook no OS. Os destaques do Google no ranking são:

  • Aumento na participação nas instalações globais de aplicativos de games em 5%, na comparação entre o primeiro semestre de 2020 e de 2021;
  • Crescimento no market share de remarketing de aplicativos em 33%, uma categoria que ainda é liderada pelo Facebook, mas que vê o Google encostando.

Ainda assim, o Facebook também lidera em campanhas de compras in-app no Android.

“Esta edição do Index chega em um momento fascinante, pois a indústria está em transição após a aplicação das regras da Apple em abril deste ano”, explica em nota Daniel Simões, diretor da AppsFlyer no Brasil. “Agora, toda a indústria está começando a ver os tremores iniciais das mudanças dinâmicas, e é imperativo que os anunciantes tomem decisões com base nos dados”, completa.