A Dusspy Tecnologia desenvolveu o aplicativo Gtrace GO IoT (Android), que usa smartphone ou tablet para o rastreamento e monitoramento de veículos, máquinas, gerenciamento de equipe ou até mesmo animais de estimação. A solução usa geolocalização para mostrar onde estão as pessoas, as frotas, as cargas, além de apresentar informações em tempo real do computador de bordo dos veículos por ela rastreados.

Isso é possível por meio da tecnologia On-Board Diagnostic (OBD), que também faz análise comportamental e de dirigibilidade do condutor, acompanhando aceleração, frenagem e curvas bruscas.

Para o motorista, o app conta com rotograma falado – avisos por voz – que alertam sobre regiões de risco, melhores caminhos e excesso de velocidade. Há também o comando por voz e o botão de pânico para a comunicação do condutor com sua base. O Gtrace GO IoT faz leitura de QR Code e código de barras, registro da coleta ou entrega e a assinatura para comprovação da remessa diretamente na tela.

Falhas de conexão com a Internet são resolvidas pelo app com a comunicação via SMS e localização via satélite.

No campo, onde os sinais de rede são inconstantes, a solução mapeia lavouras, gerencia operações, controla o plantio e a aplicação de agrotóxicos – ao registrar o caminho realizado pelo veículo –, faz o controle de pragas e doenças pelo registro de fotos, áudios e vídeos georreferenciados e auxilia o transporte até seu destino.