A montadora automobilística GM está testando o uso do Apple Watch para abrir as portas de carros, substituindo as habituais chaves. Segundo o jornal The Wall Street Journal, a companhia apresentou imagens de um aplicativo para o wearable da Apple capaz de travar e destravar as portas de um veículo remotamente.

O app foi demonstrado durante uma apresentação da montadora para analistas do mercado pelo vice-presidente de estratégia da companhia, Mike Ableson, nos arredores de Detroit, Michigan, sede da companhia norte-americana. Além do aplicativo, outra empreitada da GM foi apresentada na última quinta-feira, 1: um sistema de compartilhamento de carros e caronas na cidade de Nova Iorque.

Por enquanto, o compartilhamento de veículos e caronas – similar ao sistema de aluguel de bicicletas nas grandes cidades – pode ser usado apenas por moradores do luxuoso prédio Ritz Plaza com três horas grátis por mês e horas adicionais por US$ 10 cada. A diária do veículo custa US$ 75.

A investida da GM condiz com a aposta da empresa dirigida pela executiva Mary Barra, usando o conceito de “mobilidade pessoal” (Personal Mobility) como forma de capitalização. A montadora ainda deve apostar em uma frota com veículos autônomos – entre 2016 e 2017 – e em uma bicicleta elétrica (eBike), sem previsão de lançamento.