A desenvolvedora de chatbots e-Magnet registra 304 mil interações mensais em seus robôs de conversação. Com clientes como Citibank, Itaú, Banco PAN e HUB Prepaid, a startup é comandada por Mary Mizuno, ex-VP da Mastercard no Brasil, uma executiva que migrou do segmento de pagamentos para o universo de bots.

Em conversa recente com Mobile Time, Mizuno explicou que sua companhia trabalha com três pilares: autenticação de processos, marketing e inteligência artificial. Por trás de seus robôs, a e-Magnet utiliza o motor do IBM Watson e Smarkio para desenvolvimento dos bots.

Entre as soluções que se destacam está a utilização de otimização de imagem (OCI) para preencher formulário com reconhecimento de documento, além de campanhas de vendas, cobranças, aquisição de contas novas e cross-selling.

Nas aplicações criadas pela startup,  73% dos atendimentos são resolvidos totalmente pelo bot e o nível de satisfação dos clientes é de 94%. A assertividade é de 97% e a retenção dos usuários é de três minutos, em média.

Mizuno explicou que o segredo dos resultados em seus bots está em priorizar a usabilidade, ante a redução de gastos operacionais. Para isso há ações necessárias: “A curadoria é importante. Para isso, tem que ter linguistas para ajudar na criação dos bots. É fundamental ter equipe multidisciplinar. A tecnologia é simples. É a performance que complica”.

Para os próximos passos, a companhia espera triplicar as sessões em seus bots em 2019. A empreendedora explicou que fechou contrato com a Eletropaulo para desenvolver o chatbot de autosserviço que atenderá a população. O robô deve sair em dezembro deste ano.