A Opensignal avaliou os serviços de voz de aplicativos over-the-top (OTT) como WhatsApp, Facebook Messenger e Skype. Dos 80 países do ranking, os 19 que atingiram a marca “Bom” (entre 80 e 87 pontos) apenas seis eram de fora da Europa. Todos esses são países desenvolvidos da Ásia, como Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan. O ranking é liderado pela Bélgica, que ficou com 82,6 pontos, seguido pela Holanda, com 82,4 pontos. O Brasil está na 39ª posição, com 77 pontos, logo à frente dos Estados Unidos (76,9 pontos), Argentina (76,1) e Rússia (75,4). Nas três últimas posições estão Quênia (61,2), Líbia (56,5) e o Uzbequistão (56,1). Nenhum país atingiu as marcas Impossível de se Comunicar (0-45), Muito Bom (87-95) e Excelente (95-100).

Entre os países Europeus, aqueles que atingiram as melhores pontuações, além da Bélgica e da Holanda, foram Dinamarca (82,2) e Hungria (82). Mas os mercados menores se destacaram mais do que as principais potências do continente, com pontuação variando entre 80 e 87 (Bom). São eles: Eslováquia, Croácia e Sérvia. Já os grandes mercados econômicos da região – França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido – tiveram notas na categoria Aceitável (74 a 80) no ranking Voice App Experience.

O cálculo

O Voice App Experience foi calculado em uma escala de 0 a 100:

95-100 Excelente – a maioria dos usuários está muito satisfeita.

87-95 Muito boa – a maioria dos usuários está satisfeita.

80-87 Bom – muitos usuários estão satisfeitos.

74-80 Aceitável – os usuários estão satisfeitos.

66-74 Pobre – Muitos usuários insatisfeitos.

60-66 Muito ruim – Muitos usuários insatisfeitos.

45-60 Ininteligível – Quase todos os usuários insatisfeitos.

0-45 Impossível se comunicar.

Metodologia

A Opensignal coletou cerca de 57,565 bilhões de mensurações entre os dias 1 de junho e 30 de agosto de 2019 e usou sua base de usuários, ou seja, mais de 23,822 milhões de dispositivos móveis.