A pesquisa Global Digital Shopping Index, realizada pela Cybersource, empresa da Visa, em parceria com a PYMNTS, aponta que apenas 11% de todos os entrevistados realizaram pagamento em dinheiro, o que representa uma queda de 42% ano contra ano. Metade (48%) afirma ter usado cartões com NFC e e-wallets na sua compra mais recente, um crescimento de 216%. O objetivo do estudo é focar no comportamento do cliente no ambiente online.

A Global Digital Shopping Index, com dados de 2022, foi realizada no Brasil, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia, México e Reino Unido com 13.349 consumidores e 3.124 comerciantes.

No Brasil, a maior parte dos entrevistados (67%) disseram ter feito a última compra em uma loja física. O número só perde para o México (71%). Entre os motivos está a disponibilidade imediata do produto (57%).

No entanto, os brasileiros (32%) disseram usar o smartphone para fazer pesquisas antes da compra para comparar preços e 24% buscam por cupons ou algum desconto.

25% dos consumidores ouvidos no País optam por retirar seus produtos comprados online em estabelecimentos físicos – também pelo acesso rápido à mercadoria –, um aumento de 37% ano contra ano.

Entre os fatores preponderantes para a compra de um produto está o frete grátis (13%) para o brasileiro. Trata-se do maior percentual entre os países examinados, sendo o México o segundo lugar nesse quesito (7,7%).

O estudo também pediu para que os entrevistados selecionassem os cinco principais diferenciais para realizar uma compra. Os brasileiros responderam: frete grátis (67%); melhores preços (64%); disponibilidade de entrega rápida (53%); conveniência de não ir à uma loja (50%); e encontrar os produtos facilmente (49%). Vale dizer ainda que 11% dos consumidores do País estão preocupados com a segurança de dados, sendo o principal diferencial que um varejista pode oferecer.

O Global Digital Shopping Index apresentou ainda um panorama da relação dos vendedores com o e-commerce e muitos ainda subestimam a importância de uma boa experiência digital para acelerar as vendas. O estudo avaliou 34 características consideradas como diferenciais que os vendedores podem disponibilizar para seus clientes e melhorar a experiência de compra. Os estabelecimentos brasileiros possuem 21 em média. A título de comparação, Emirados Árabes tem 25 em média e a Índia, 28.