A Lenovo quer liderar o setor de storage no Brasil até 2027. Com três fábricas no país, a marca pretende expandir sua produção local, com o objetivo de reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade de seus produtos no mercado, sobretudo o de soluções de inferência com inteligência artificial (IA) para pequenas e médias empresas (PMEs).

Hoje, a empresa é a segunda maior no segmento no Brasil, com share entre 15% e 20%. O mercado nacional de armazenamento, segundo dados do International Data Corporation (IDC), deve chegar aos US$ 323 milhões (R$ 1,72 bilhão) em 2029. Diante do grande potencial, a Lenovo começou a produzir modelos de workstations por aqui.

Enquanto as ThinkStations P2 e P3Geração 2 já são fabricadas no Brasil desde outubro, na segunda quinzena de dezembro, a linha ThinkSystem DE começará a ser produzida. Já em janeiro de 2026, será a vez da terceira geração da workstation ThinkPad P16V.

Diferentemente das duas primeiras, esta tem o diferencial de ser um notebook e conta com placa de vídeo Nvidia Pro da linha Blackwell, versão focada para atender demandas de IA, processador Intel Core Ultra, tela de 16 polegadas — podendo ser touch —, até 96GB de RAM e 4TB de memória interna.

Crise no mercado de memória RAM

Com valores cada vez mais altos, comprar memória RAM tem sido um dilema na produção de hardware. Diante da priorização de fabricantes na produção da memória HBM para servidores de inteligência artificial, o mercado de consumo tradicional vem ficando em segundo plano.

Para Erick Pascoalato, gerente geral de infraestrutura da Lenovo, a crise é impulsionada por grandes players, que buscam fornecedores asiáticos para compras em larga escala. Ele explicou em evento realizado em São Paulo, nesta terça-feira, 1º, que o momento não afeta asprodução da Lenovo, já que a empresa tem uma cadeia de suprimento espalhada pelo mundo.

“Estamos atentos se isso não impactará em termos de custos, mas não ficaremos parados, já que existem outras fontes de fornecimento”, observou Pascoalato.

Ilustração produzida por Mobile Time com IA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!