O Banco Central informou ao mercado nesta quinta-feira, 3, a ocorrência de mais um vazamento de dados cadastrais relacionados ao Pix. Desta vez, o problema aconteceu com 2.112 chaves de clientes do Logbank Soluções em Pagamentos S/A.

Este é o segundo caso de vazamento de dados ligados ao Pix em menos de um mês. Em janeiro deste ano, o responsável foi o sistema do banco digital Acesso Bank.

As informações vazadas do Logbank foram: nome do usuário; CPF; instituição de relacionamento; e o número da conta. O incidente aconteceu nos dias 24 e 25 de janeiro deste ano.

De acordo com o Banco Central, a exposição destes dados podem ter ficado visíveis durante um certo tempo e terem sido capturadas. Segundo comunicado, o caso será investigado e sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a exclusão da Logbank do sistema do Pix. Além disso, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) será notificada.

Procurado pela reportagem de Mobile Time, o Logbank informou que a empresa sofreu uma tentativa de invasão de suas plataformas digitais. “O incidente foi detectado e controlado instantaneamente pelas ferramentas e equipes de segurança. Nenhum dado sensível foi vazado e não houve qualquer movimentação financeira indevida ou prejuízo financeiro para os clientes relacionados com este incidente, cujo alcance permaneceu extremamente limitado”, diz o texto assinado pela diretoria do Logbank.