A cantora Anitta e a personalidade gamer Nobru estrelam campanha do plano Prezão Free Fire da Claro. Imagem: divulgação

A Claro lançou nesta sexta-feira, 3, o seu primeiro plano pré-pago com 12 GB de navegação, sendo parte desta franquia dedicada ao jogo mobile Free Fire (Android, iOS). Batizado como Prezão Free Fire, o pacote engloba:

  • 5 GB de franquia para jogar o game da Garena;
  • 2 GB de franquia para consumo no TikTok, exceto live;
  • Benefícios do jogo (codiguins) a cada renovação;
  • WhatsApp ilimitado em ligações de voz, videochamadas, envio e recebimento de áudio, fotos, vídeos e mensagens, mas não contabiliza links externos.

Também traz acesso ilimitado aos apps Claro Música, Claro Cursos, conteúdos do Skeelo e Claro TV, além de mais 3 GB extras de franquia para clientes com a carteira Claro Pay. Além de SMS à vontade para números Claro, 300 SMSs para números fora da operadora, ligação de voz ilimitada no local e interurbano – usando o código 21 antes do DDD.

Para aderir ao plano, basta enviar mensagem SMS para o número 2006 com a palavra FREEFIRE. Mas também pode assinar pelo site ou lojas da operadora. O valor da mensalidade é R$ 35.

Vale dizer que a operadora já oferecia um pacote pós-pago deste game desde 2021.

Análise

Recentemente, Mobile Time publicou uma reportagem especial sobre games e 5G. Uma de suas constatações é que o avanço da qualidade dos games trará mais consumo da franquia dos usuários. Por isso, as operadoras devem oferecer soluções aos clientes que não afetem tanto o seu bolso, como o zero rating em games.

Contudo, é importante contextualizar que a ideia apresentada não era apenas para um único jogo, como a Claro fez, mas para uma plataforma de cloud gaming. Ou seja, um plano focado em gaming que deveria cobrir instalação e atualizações disponibilizadas na plataforma em nuvem. A ideia apresentada na reportagem era que o zero rating caminhasse do mesmo como ocorreu com as OTTs de vídeo, redes sociais e navegação.

Vale dizer, o plano Prezão Free Fire não cobre o download do app na loja de aplicativos, apenas o consumo de Internet no ato de jogar, conforme informado no site da Claro: “Qualquer uso externo, redirecionamento para outros aplicativos e sites, não estão inclusos nesta oferta e terão o consumo da franquia de internet do pacote Prezão”.

Para efeito de comparação, o game da Garena consome 350 MB em sua instalação atualmente. Mas pode passar do 1 GB a depender da versão do game, atualizações e complementos que o usuários.