21

Ilustração: La Mandarina Dibujos

A empresa americana JOKR, que opera como Daki (Android, iOS) na América Latina, atualmente está presente com operações no México, Peru e Brasil. Porém, com prejuízos mensais na casa dos milhões de dólares, a companhia, que hoje tem valuation de US$ 1,3 bilhão, está discutindo estratégias para fortalecer seu foco no mercado brasileiro. Por aqui, a receita do app de delivery de mercado apresentou um crescimento cinco vezes superior em 2022, em comparação com 2021. Hoje, o País corresponde a metade do seu negócio.

Os planos foram compartilhados pelo cofundador e CEO da startup unicórnio, Ralf Wenzel. Ele afirmou ao TechCrunch que o negócio brasileiro está prosperando, crescendo constantemente e se tornando cada vez mais lucrativo, operando com margem bruta positiva. A previsão é que a Daki, cuja base de clientes triplicou do final de 2021 para primeira metade de 2022, no Brasil, alcance sua lucratividade total no primeiro trimestre de 2024 na operação brasileira.

Wenzer apontou que uma das vantagens do delivery de mercado no Brasil, é o fato de que a produção doméstica de comida não depende de importações. Dessa forma, é possível construir uma infraestrutura verticalmente integrada, que permite adquirir comida de produtores locais, cobrando dos consumidores o mesmo que pagariam no mercado de rua. Isso é o que possibilita a companhia ter um nível alto de margem na operação brasileira.

Na visão dele, isso não é tão fácil de realizar nos Estados Unidos e na Europa. Citando “incertezas econômicas”, a companhia americana abandonou as operações em Nova York e Boston, no seu país sede, em junho de 2022, para focar apenas na América Latina. Em janeiro, a companhia anunciou oficialmente o fim das operações na Colômbia e, em novembro de 2022, no Chile.

Aporte

A sua arrecadação mais recente foi cerca de US$ 50 milhões, em uma rodada de investimentos Série C – impulsionada por investidores já apoiadores da empresa, como GGV, G-G-Squared, TriplePoint Capital e Tiger Global, além de Pernod Ricard, que se junta como um novo player. O aporte tem foco no Brasil, para investimentos em tecnologia, crescimento e otimização da operação atual. Desde a sua fundação, em 2021, a companhia já recebeu aporte de US$ 480 milhões.