A RIM anunciou nesta terça-feira, 3, o lançamento do BlackBerry Mobile Fusion, solução para gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, na sigla em inglês) desenvolvida para clientes corporativos que havia sido anunciada previamente pela empresa no fim do ano passado.

O BlackBerryMobile Fusion permite administrar um ambiente misto de dispositivos de maneira simples. Trata-se de uma solução que consolida o gerenciamento de smartphones e tablets como BlackBerry OS, Android e iOS, e inclui um console unificado baseado na Internet para facilitar a administração de todos os dispositivos.

O BlackBerry Mobile Fusion inclui a arquitetura de segurança do BlackBerry Enterprise Server (versão 5.0.3) para smartphones BlackBerry, que oferece gerenciamentos e controles avançados de TI, uma única conexão segura de saída ("BlackBerry VPN” com criptografia AES de 256 bits), políticas de TI, suporte para a tecnologia BlackBerry Balance, instalação e administração móvel de aplicativos e software.

Além disso, o BlackBerry Mobile Fusion traz recursos para a administração de terminais móveis para todos os dispositivos (incluindo Android e iOS), como gerenciamento de ativos e de configurações, segurança e proteção para dispositivos perdidos ou roubados (com bloqueio e remoção de dados remotamente) e suporte para dispositivos múltiplos por usuário.

O BlackBerry MobileFusion está disponível para download gratuito e seu preço de utilização é definido de acordo com o número de dispositivos administrados. As licenças para acesso dos clientes começam a partir de US$ 99 por usuário, mas descontos podem ser obtidos de acordo com o volume de usuários. A RIM está oferecendo também 60 dias de free trial para que os clientes façam um teste piloto antes de comprar uma licença.