5G; Opensignal

Top 10 de 5G no mundo. Gráfico: Opensignal

A Coreia do Sul lidera o ranking de velocidade de download 5G, com 361 Mbps, mas com Taiwan no topo da tabela de velocidade de upload 5G, com média de 36,7 Mbps e, em segundo no ranking de download, com 309,9 Mbps. A Coreia do Sul está em quarto lugar na lista de países de melhor upload, com média de 27,3 Mbps. Os números foram revelados em pesquisa realizada pela Opensignal entre os dias 1 de janeiro e 31 de março de 2021.

Na Europa, enquanto a Finlândia tem a maior velocidade média de download de 5G (219,5 Mbps), a Holanda tem a maior velocidade média de upload, com 34,7 Mbps.

Por cidades

5G; Opensignal

Top 10 das cidades com 5G: Jeonju, na Coreia do Sul, lidera em download. Gráfico: Opensignal

A cidade de Jeonju, a 16ª maior cidade da Coreia do Sul, tem a melhor velocidade de download em 5G do mundo, ou 415,6 Mbps. Ela é 15% mais rápida do que a média da Coreia do Sul (361 Mbps). Com relação ao upload, a cidade de Zurique, na Suíça, é a melhor, com 48,3 Mbps.

O estudo da Opensignal aponta que apenas três das cidades presentes no top 10 do ranking de 5G global são capitais: Riad (Arábia Saudita), Tóquio (Japão) e Dublin (Irlanda). Das outras cidades, várias são centros de negócios importantes. Entre elas: Dubai (Emirados Árabes Unidos), Zurique e Barcelona (Espanha).

As cidades 5G mais rápidas da Espanha e da Austrália superam suas cidades rivais locais, com Melbourne vencendo Sydney e Barcelona superando Madrid. Enquanto aqueles que vivem nas cidades mais populosas do Canadá – Toronto, Montreal e Vancouver – perdem para Calgary com melhor rede móvel de quinta geração naquele país.

Mais usuários

A disponibilidade do 5G – tempo conectado a um sinal 5G ativo – também foi analisada pela Opensignal. Neste caso, sete mercados possuem pontuação superior a 20% ou um quinto do tempo, ante seis no trimestre anterior.

5G; Opensignal

Top 10 dos países com disponibilidade em 5G. Gráfico: Opensignal