O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) enviou uma nota técnica ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) solicitando ao órgão que reprove a proposta unificada da TIM, Claro e Vivo para a compra da Oi Móvel.

O instituto acredita que esta operação pode não ser saudável tanto para consumidores como para o mercado, uma vez que existe o risco de redução da diversidade de oferta e o aumento dos preços sem que haja melhora na qualidade dos serviços. Na nota, o Idec ressalta que o setor de telecomunicações ficará ainda mais concentrado, uma vez que não houve espaço para uma nova concorrente entrar.

“Atualmente, 98,3% do setor de telecomunicações no Brasil é concentrado nas mãos de quatro grandes empresas: Vivo, TIM, Claro e Oi, essa última com participação de 16% no mercado, o que representa cerca de 33 milhões de consumidores. A proposta de compra apresentou dados sobre a distribuição dos consumidores da Oi entre as outras três operadoras, mas as informações ainda são insuficientes para compreender os efeitos negativos do aumento da concentração. Por isso, o Idec recomenda ao Cade que a operação seja reprovada”, afirmou comunicado do instituto.