Web Summit Rio

Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc-RJ e Senac-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, durante live de anúncio da chegada do Web Summit na cidade. Senac será patrocinador. Foto: Fábio Motta/divulgação

O Rio de Janeiro vai sediar em 2023 o Web Summit Rio, evento que acontece desde 2016 em Lisboa e que vai se expandir para o Brasil. Durante a coletiva de imprensa do anúncio, o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD-RJ), afirmou que o acordo inicial é de três anos e a expectativa é que o Web Summit Rio 2023 traga R$ 1 bilhão de impacto para o município. “Mas pode ser maior. O Web Summit é a consolidação da posição do Rio como um hub de inovação na América Latina. O impacto deve ser maior do que R$ 1 bilhão”, acredita.

A estimativa é que o primeiro ano do evento receba mais de 10 mil participantes de todo o mundo. O evento acontecerá no Riocentro entre os dias 1 e 4 de maio de 2023 e terá o Senac como seu patrocinador principal. O Web Summit e a prefeitura assinaram um acordo de três anos, que pode ser estendido por mais tempo, a depender do sucesso das primeiras edições.

A versão portuguesa continuará acontecendo. O Web Summit e a cidade de Lisboa têm um acordo de 10 anos por 110 milhões de euros.

A iniciativa está alinhada aos planos de Paes em transformar o Rio de Janeiro em um hub de tecnologia. Em janeiro, por exemplo, anunciou a cidade como um ponto para os nômades digitais, pedindo, inclusive, a criação de um visto de passaporte especial para esses profissionais. Em seguida, a prefeitura criou um sandbox regulatório para que empresas e instituições possam experimentar produtos, serviços e novos modelos de negócios para os quais ainda não exista uma regulamentação. Seu edital, inclusive, foi publicado na segunda-feira, 2. O prefeito do Rio também anunciou planos de aceitar criptomoedas no pagamento do IPTU.