A Huawei apresentou nesta quarta-feira, 3, a nova geração da sua pulseira inteligente, a Huawei Band 8, no Brasil. Além de mais fino e leve do que o anterior, o modelo tem design atualizado, com bordas retas, em vez de arredondadas. Também recebeu melhorias nos sensores de monitoramento de saúde e exercícios, para dados mais precisos.

A tela AMOLED aumentou ligeiramente, de 1,44 polegadas para 1,47 polegadas, com resolução 368 x 194 pixels. Apesar disso, a pulseira está um pouco mais leve, pois há um aproveitamento melhor do display, com as bordas mais finas. Em comparação com a geração anterior, a Band 8 perdeu dois gramas (14 g) e está um milímetro mais fina (8,99 mm).

A precisão dos dados captados pelos sensores de saúde e exercício melhorou em 10%. O sistema TruSeen 5.0, para monitoramento de saúde, foi atualizado. Como a Band 7, a pulseira é capaz de registrar a frequência dos batimentos cardíacos, saturação oxigênio no sangue, estresse, ciclo menstrual e sono. Três desses indicadores são monitorados constantemente: frequência cardíaca, saturação e estresse.

Os algoritmos do sistema TruSleep 3.0 foram atualizados, detectando automaticamente quando o usuário dorme. Ao acordar, é possível ver o relatório diretamente na pulseira. “Baseado nos seus últimos relatórios, da sua pontuação, ele vai te dando dicas para melhorar a qualidade do sono, como beber mais água durante o dia, dormir mais cedo”, explicou Murillo Marques, gerente de produtos da Huawei CBG Brasil.

A pulseira inteligente tem suporte para 100 modalidades de atividades físicas, inclusive algumas como capoeira e dança. Há quatro novidades, que não existiam no modelo anterior: futebol, remo, basquete e eSports. O dispositivo reconhece automaticamente quando se inicia um treino de corrida ou ciclismo.

O sistema de exercícios TruSport foi aprimorado, funcionando como um treinador virtual personalizado alimentado por inteligência artificial (IA). “O algoritmo ajusta o plano de treino automaticamente, de acordo com a execução e feedback. Quanto mais você usa a band, pratica exercício e dá feedback, mais ela vai entendendo o seu comportamento do dia a dia e montando treinos específicos para você. A pulseira avalia a capacidade atlética, com base nos dados e fornece um plano científico e profissional, além de dar orientação por voz em tempo real durante o treino”, contou Marques.

Quanto à bateria, nada mudou em relação à geração antiga. A pulseira dura 14 dias de uso típico e 10 dias de uso intenso. Ela consegue receber carga para dois dias de uso típico em cinco minutos de carregamento.

“Outra questão é a vida inteligente. Cada vez mais a band quer fazer com que o usuário tenha facilidade no dia a dia”, comentou. Há funções básicas de tempo que podem ser acessadas pela pulseira, como relógio, cronômetro, alarme e temporizador. Também dá para controlar a música que está sendo tocada no smartphone, além de receber notificações do celular diretamente, além de realizar ações rápidas de aplicativos do smartphone, como responder mensagens do WhatsApp.

No começo de abril de 2023, o aplicativo Huawei Health, para ver todos os dados captados pela pulseira, foi retirado da Google Play, apesar de ainda estar disponível na App Store. Ele precisa ser baixado pela AppGallery, a loja de apps da Huawei, disponível apenas para Android.

Disponibilidade

A Huawei Band 8 chega ao Brasil em 5 de junho. O preço sugerido é de R$ 399. Na pré-venda, o valor promocional é R$ 379. A distribuição oficial será feira pela Fujioka.

No Brasil, haverá três cores disponíveis: Midnight Black (preto), com pulseira de TPU; Sakura Pink (rosa), com pulseira de silicone; e Emerald Green (verde), com pulseira de silicone semitransparente.