Pelo oitavo trimestre consecutivo, o mercado de wearable devices registrou crescimento no mundo, de acordo com o monitoramento feito pelo IDC. De janeiro a março deste ano foram distribuídas ao varejo mundial 11,4 milhões de unidades de relógios e de pulseiras conectadas. Esse volume representa um crescimento de 200% em comparação com o mesmo período de 2014, quando foram distribuídas 3,8 milhões.

A líder do mercado continua sendo a Fitbit, fabricante especializado em pulseiras que medem atividades físicas e que promete abrir capital este mês, com expectativa de levantar US$ 478 milhões na Bolsa de Nova Iorque. A Fitbit foi responsável pela distribuição de 3,9 milhões de wearable devices no primeiro trimestre, respondendo por 34,2% do mercado total. Um ano atrás, contudo, sua participação era maior: 44,7%.

Em segundo lugar ficou a chinesa Xiaomi com sua pulseira Mi Band, que é sucesso em seu país natal e agora começa a ser vendida no Ocidente. A Xiaomi, que um ano atrás não vendia nenhum wearable, distribuiu sozinha 2,8 milhões de pulseiras entre janeiro e março de 2015, com 24,6% de share.

Garmin, Samsung e Jawbone completam a lista dos cinco principais players mundiais, com 700 mil, 600 mil e 500 mil unidades de seus wearables distribuídos ao varejo no primeiro trimestre, respectivamente.

Segundo o IDC, 40% dos modelos de wearables à venda no mundo custam menos de US$ 100. A chegada do Apple Watch em abril deve mexer bastante com esse segmento, tanto em seus preços quanto no design e na qualidade dos produtos.

Cabe lembrar que os números do IDC se referem ao abastecimento do varejo, não a vendas para os consumidores finais.