O TikTok (Android, iOS) anunciou nesta terça-feira, 3, novos recursos de personalização dos feeds para encontrar novos criadores de conteúdo – incluindo uma nova maneira de ajustar preferências de conteúdo e filtros de palavras-chave. A rede social também apresentou uma plataforma voltada para artistas.
Entre as novas ferramentas, dentro do feed Para Você, está o Gerenciar Tópicos, que permite ajustar a frequência com que dez temas populares aparecem – como Artes, Viagens, Natureza e Esportes.
Outro lançamento é o filtro mais inteligente de Palavras-Chave. Alimentado por inteligência artificial, a solução permite que os usuários limitem conteúdos indesejados em seus feeds. A plataforma já oferece sistemas que bloqueiam conteúdo que contém palavras adicionadas pelos usuários, mas a novidade permite encontrar sinônimos e palavras semelhantes.
A rede social também apresenta um novo guia educativo que oferece dicas e ferramentas para que os usuários entendam e modifiquem seus feeds em um só lugar.
Há ainda a implementação de soluções que aumentam as proteções de restrição de conteúdo, ferramenta para restaurar o feed e indicar a falta de interesse em um vídeo ou atiçar o Modo Restrito, e a adoção de medidas para interromper recomendações frequentes de determinados tipos de conteúdo que, em doses altas, pode causar danos, como é o caso de conteúdo fitness.
TikTok e artistas
A rede social chinesa também lançou nesta terça o TikTok para Artistas, plataforma multifuncional que oferece dados e insights para músicos, gravadoras e times de gestão. A solução disponibiliza painéis de análise sobre o desempenho das músicas e publicações de um artista na rede social e mostra como a comunidade interage com seu trabalho. A ideia é aumentar o engajamento com os fãs, otimizar estratégias de divulgação e orientar criação de conteúdo na plataforma.
Há também a ferramenta Pré-Lançamento, recurso para os artistas promoverem seus trabalhos. Ela permitirá que os interessados pré-salvem o álbum em suas bibliotecas do Spotify ou da Apple Music onde ficará disponível automaticamente para audição tão logo seja lançado na plataforma de streaming.
O TikTok para Artistas está disponível para aqueles com uma Conta de Artista certificada na rede social nos seguintes países: Japão, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Suécia, Noruega, Dinamarca, Egito, Líbano, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Colômbia e Argentina.