A partir deste mês, todas as empresas privadas n Brasil precisarão se cadastrar no eSocial para registrar os pagamentos de seus funcionários – até então, a medida era obrigatória apenas para companhias com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Para ajudar a tirar dúvidas sobre o assunto, a Senior, empresa especializada em softwares corporativos de gestão, lançou em abril um fórum online de discussão sobre o tema, que inclui uma chatbot, a Sara (Senior Automated and Responsive Agent). Em dois meses de operação, ela já respondeu a 30 mil perguntas e tem um grau de assertividade superior a 75%. O volume de atendimentos da Sara deve crescer sensivelmente este mês, com a entrada dessa segunda fase de adoção do eSocial.

“O treinamento da Sara é diário, pois há mudanças constantes nesta área, com novas notas técnicas sendo publicadas. A Sara é treinada por uma equipe de curadoria composta de especialistas em eCocial e recursos humanos. Além disso, temos redatores que trabalham com gestão de conhecimento. Toda pergunta que a Sara não consegue responder é analisada por esse grupo, que depois cadastra a resposta correta”, relata Luciana Voigt, coordenadora do projeto na Senior.

A Senior existe há 30 anos e através dos seus softwares são processadas 6 milhões de folhas de pagamento, o que Voigt estima representar entre 15% e 20% do total no Brasil. Ao todo a empresa tem 10 mil clientes com os quais tem mais de 100 mil contratos assinados. “A Senior tem uma base de conhecimento ampla e bem estruturada sobre eSocial. Trabalhamos há muitos anos com isso”, explica. Foi com base nessa experiência que foi construída a Sara, utilizando também a solução de inteligência artificial IBM Watson.

A Sara é uma plataforma. Além da aplicação no fórum sobre eSocial, ela é usada para outros bots, incluindo alguns feitos sob medida para clientes da agroindústria e outros voltados para ganho de eficiência em processos internos de grandes corporações.