CEO da Microsoft, Satya Nadella

A Microsoft confirmou a intenção de comprar a operação do aplicativo TikTok (Android, iOS) nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A informação foi divulgada pelo blog da empresa em nota assinada no último domingo, 2.

De acordo com a companhia, as conversas de aquisição envolvem o seu CEO, Satya Nadella, e o presidente norte-americano Donald Trump, que inicialmente demonstrou-se contra o negócio da Microsoft com a proprietária do TikTok, a chinesa ByteDance. Na sexta, o presidente indicou que era a favor da compra por uma empresa dos EUA. Mas mudou de ideia um dia depois, ao dizer para a imprensa a bordo do Air Force One, o avião presidencial, que pretendia banir o uso do app no país, a partir do domingo, 2.

A expectativa da Microsoft é para concluir a negociação até 15 de setembro deste ano. Para dar mais robustez ao negócio, a Microsoft deve convidar outros investidores norte-americanos para participar da operação como sócios-minoritários.

Uma vez adquirido, o TikTok e as informações dos usuários norte-americanos serão controladas pela empresa de Nadella com servidor nos EUA e apagadas em servidores fora do território norte-americano – leia-se China.

Vale lembrar, os investidores do TikTok avaliam que o preço total do app estaria próximo dos US$ 50 bilhões, segundo a Reuters.