O TikTok (Android, iOS) informou que possui aproximadamente 100 milhões de usuários ativos mensais (MAUs) nos Estados Unidos, ou seja, o equivalente a um terço dos norte-americanos, além de 50 milhões de usuários diários (DAUs). A informação está dentro do processo que o aplicativo e a Bytedance, sua controladora, movem contra o presidente dos EUA, Donald Trump. Globalmente, o TikTok terminou o mês de julho com 690 milhões de MAUs e 2 bilhões de downloads.

A companhia afirma que tem mantido um ritmo de crescimento rápido dentro e fora dos EUA, e que esse movimento ocorre entre aqueles que valorizam entretenimento leve, criatividade, humor, além de ser um espaço de construção de diálogo em temas como #BlackLivesMatter, que teve 20,3 bilhões de visualizações em posts com essa citação.

No documento, a companhia se compromete à proteção da privacidade de dados e que pretende contratar 10 mil profissionais nos EUA para os próximos três anos. Afirmou ainda que é uma empresa norte-americana – com sede em Los Angeles – e que seus funcionários, diretores e conselheiros seguem as leis norte-americanas e não respondem ao governo chinês.

Além de Trump, a empresa apresentou a reclamação na Corte Distrital do Oeste da Califórnia contra o Departamento de Comércio e o seu secretário, Wilbur Ross.

Entenda

No dia 6 de agosto, Trump assinou duas ordens executivas contra empresas chinesas. A primeira ação bane transações nos EUA da ByteDance, controladora do TikTok e outra ordem similar contra o WeChat da Tencent. Segundo o site The Verge, um grupo de usuários do WeChat teria processado o governo Trump.

A Casa Branca não detalhou totalmente o que sua proibição implicaria. Atualmente, ele proíbe todas as transações com ByteDance, mas não especifica o que uma “transação” significa. A regra inicialmente deveria entrar em vigor em meados de setembro, mas Trump a estendeu, dando à ByteDance até 12 de novembro para vender o TikTok.

A Microsoft manifestou interesse em comprar o TikTok e se comprometeu a discutir com a ByteDance antes do pedido, mas as sanções de Trump aumentaram a pressão para vender. Como observa TikTok, ele também sugeriu que qualquer negócio teria que render ao Departamento do Tesouro “muito dinheiro”.

Em resposta na última segunda-feira, 24, o TikTok entrou com um processo contra Trump, o Departamento de Comércio e sua ordem executiva. A empresa alega que a ordem presidencial viola as proteções do devido processo administrativo, excede o escopo das regras de sanções e não oferece evidências para suas alegações de que o aplicativo represente uma ameaça à segurança nacional.