O CEO da Alphabet e do Google, Sundar Pichai, disse que não há interesse de sua empresa na compra do TikTok. Durante evento do canal de podcast Pivot, o executivo desmentiu uma matéria da Bloomberg que apontava um interesse de sua companhia em uma parcela minoritária do aplicativo de vídeo curtos.

Ao podcast, Pichai falou que o Google não teve boas experiências em redes sociais. Vale lembrar, o Google teve várias iniciativas como Google +, Buzz, Orkut e Wave e comprou empresas do segmento como Jaiku, Aardvark e Slide, mas sem nenhum grande sucesso.

Com a rejeição do Google, a proposta de compra pelo TikTok tem oficialmente apenas a Microsoft como interessada.

Uma publicação recente do Financial Times diz que Oracle estaria em conversas para adquirir o TikTok, com apoio dos investidores, mas não há nada oficial da empresa. Outra companhia que poderia entrar na disputa é o SoftBank, segundo o site The Information.

Importante dizer, os investidores do TikTok estimam que o app de vídeo valha US$ 50 bilhões em sua totalidade.

Entenda

No dia 6 de agosto, Trump assinou duas ordens executivas contra empresas chinesas. A primeira ação bane transações nos EUA da ByteDance, controladora do TikTok. A outra ordem determina o mesmo contra o WeChat da Tencent. Segundo o site The Verge, um grupo de usuários do WeChat teria processado o governo Trump.

A Casa Branca não detalhou o que sua proibição implicaria. Diz que proíbe todas as transações com ByteDance, mas não especifica o que uma “transação” significa. A regra inicialmente deveria entrar em vigor em meados de setembro, mas Trump a estendeu, dando à ByteDance até 12 de novembro para vender o TikTok.

Em resposta na última segunda-feira, 24, o TikTok entrou com um processo contra Trump, o Departamento de Comércio e sua ordem executiva. A empresa alega que a ordem presidencial viola as proteções do devido processo administrativo, excede o escopo das regras de sanções e não oferece evidências para suas alegações de que o aplicativo represente uma ameaça à segurança nacional.