O presidente norte-americano Donald Trump disse que a Microsoft deve comprar o TikTok (Android, iOS) por completo, ao contrário da proposta original que a companhia procura com a aquisição das operações na Austrália, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia. De acordo com a rede CNBC, Trump sugeriu ainda que a Microsoft pague uma “quantia razoável” ao Tesouro dos EUA para facilitar a transação.

Em conversa com repórteres na Casa Branca, Trump disse que é complicado para a Microsoft comprar apenas 30% da companhia, porque esta seria dividida em dois. Recentemente, a Reuters ouviu os investidores do TikTok que estimam que o app valha US$ 50 bilhões.

O presidente disse ainda que parte do dinheiro da operação deve ir para o Tesouro em uma dinâmica similar a um proprietário com o imóvel e a pessoa que deseja alugá-lo: “Os EUA devem receber um reembolso ou serem pagos com uma quantia. Pois sem os EUA, eles não têm nada”.

Trump lembrou que se o app não for negociado até 15 de setembro, o TikTok será banido dos EUA. O presidente norte-americano deu o aval para a Microsoft iniciar as negociações no último domingo, 2.