O crescimento mundial do uso do sistema operacional Android, do Google, foi expressivo no mês de agosto. No Brasil, a participação do sistema operacional foi de 46,8%, o que corresponde a uma alta de 32,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Kantar Worldpanel ComTech.

Em segundo lugar no mercado nacional aparece o Symbian, cuja quota foi de 22%, porém com uma queda de 48,7% de participação na comparação com o ano passado. À frente do iOS, que possui 7,5% de representatividade no mercado brasileiro e obteve 4,3% de crescimento neste ano, está o Windows Phone/Windows Mobile, com 14,9%, o que representa alta de 10,3% em relação ao ano anterior.

O Android também manteve a liderança no mercado europeu em agosto, onde registrou 67,1% de participação, um crescimento de 20,2% em relação a igual período do ano passado. Já o sistema operacional iOS, da Apple, registrou queda de 5% na Europa, ficando com 14,6% de market share. Em terceiro lugar ficou o sistema operacional da RIM, com 6,1% de representatividade no continente.

Apenas nos Estados Unidos a participação do Android apresentou queda, de 4,5%, enquanto o iOS cresceu 8,4%. Ainda assim, a participação do sistema do Google no país é de 55,9%, superior aos 35,2% do iOS registrados neste ano.

Os smartphones com telas grandes equipados com o sistema operacional do Google foram os mais vendidos nas últimas 12 semanas em todo o mundo, segundo a Kantar. A pesquisa revela que 29% dos produtos comercializados possuem tela maior que 4,5 polegadas.