O Android segue ampliando a liderança no mercado mundial de smartphones. O sistema operacional do Google dobrou a participação nas vendas mundiais do terceiro trimestre na comparação com igual período de 2010. Em sentido inverso, os rivais Symbian, iOS, do iPhone, e o BlackBerry, da Research In Motion (RIM), registraram perda de espaço, segundo dados do Gartner.

A representatividade do Android sobre o total de smartphones vendidos entre julho e setembro alcançou 52,5%, mais que o dobro em relação aos 25,3% obtidos no terceiro trimestre de 2010. O Symbian, segundo colocado, viu sua fatia recuar de 36,3% para 16,9% na mesma base de comparação. O iOS, da Apple, fechou o período com participação de 15%, ligeiramente inferior aos 16,6% registrados no mesmo trimestre do ano passado. O market share do BlackBerry, por sua vez, diminuiu de 15,4% para 11%.

O Bada, da Samsung, já superou o Windows Phone, da Microsoft, e aparece na quinta colocação, respondendo por 2,2% do mercado de smartphones.  Por fim, a plataforma da gigante do software teve participação de 1,5% no terceiro trimestre, contra 2,7% em igual período do ano passado. Segundo o Gartner, entre julho e setembro foram comercializados 115,18 milhões de smartphones no mundo, volume 41,9% superior aos 81,13 milhões de aparelhos vendidos no terceiro trimestre do ano passado.