Capa do relatório da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box

O WhatsApp conseguiu aumentar ainda mais a sua popularidade no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. O aplicativo segue instalado em 99% dos smartphones brasileiros, mas a proporção de usuários que declaram acessá-lo todo dia subiu de 93% para 95% em seis meses. Somando com o grupo que afirma abrir o app “quase todo dia”, o percentual é de 99%. Os dados fazem parte da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.

Quando analisado o tipo de mídia consumida pelos brasileiros no WhatsApp, chama a atenção o aumento na troca de vídeos e na realização de videochamadas. A proporção de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) do WhatsApp que trocam vídeos pelo app passou de 67% para 76% em seis meses. E a proporção que realiza videochamadas subiu de 55% para 63%. Além disso, 29% dos MAUs do WhatsApp afirmam que fazem videochamadas pelo app todo dia ou quase todo dia. O crescente interesse do brasileiro por conteúdo em vídeo no WhatsApp está possivelmente relacionado à quarentena decorrente do novo coronavírus.

O uso do WhatsApp para chamadas de voz também aumentou. A proporção de usuários do app que realizam ligações através dele passou de 67% para 70% em seis meses. Desse grupo, 75% deram notas 4 ou 5, em uma escala de 1 a 5, para a qualidade do serviço de chamada de voz no mensageiro e 60% afirmam que usam mais o WhatsApp que o plano de minutos de sua operadora móvel para essa finalidade, o maior patamar já registrado por esta pesquisa. Vale destacar ainda a frequência: 42% dos usuários do WhatsApp declaram realizar ligações pelo app todo dia ou quase todo dia.

O único tipo de comunicação no WhatsApp que registrou queda no referido intervalo foi a publicação de stories, chamadas de “status”, nesse aplicativo, baixando de 50% para 45%. Os demais tiveram oscilações dentro da margem de erro.

A pesquisa entrevistou entre 7 e 28 de julho 2.046 brasileiros que possuem celular. A produção do relatório é um oferecimento da Infobip.

O relatório da pesquisa está disponível para download gratuito neste link.

WhatsApp no Super Bots Experience

O diretor de desenvolvimento de negócios do WhatsApp, Marcos Oliveira, fará uma apresentação sobre o balanço de dois anos do WhatsApp Business API durante a edição digital do Super Bots Experience, seminário organizado por Mobile Time que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de setembro.

O evento contará também, entre seus painelistas e palestrantes, com executivos do Banco do Brasil, Bradesco, Vivo, TIM, Magazine Luiza, Ambev, Coca-Cola, IBM, Unidas, Neoenergia, dentre outros.

Para mais informações, acesse o site do Super Bots Experience ou contacte a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).