A operadora móvel iez! telecom espera ter até o final do ano parcerias com seis provedores de Internet para a venda de planos de telefonia móvel usando sua rede 4G e 5G. Os dois primeiros, já anunciados, são Netspeed e Zamix, que atuam em Minas Gerais e no Sul Fluminense, respectivamente. Contratos com outros quatro ISPs devem ser fechados nas próximas semanas, informa o diretor executivo da iez! telecom, Diogo Câmara, em conversa com Mobile Time.
A iez! está montando sua rede em cidades do interior dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para a comercialização dos planos à população, a operadora conta com a parceria com ISPs regionais, aproveitando a força local dessas marcas e também sua infraestrutura de fibra ótica para backhaul e backbone.
“A parceria com ISPs é o nosso foco. Regiões mais densas estão bem servidas pelas operadoras que já existem. Em regiões mais interioranas há lacunas de sinal, pois a rede estabelecida não foi feita com os mesmos critérios que nas capitais”, comenta Câmara.
“Os ISPs têm bastante fibra e backbones robustos, o que nós precisamos para a conexão com a Internet. É um fit perfeito. Eles têm saída de internet, a gestão de ip, a CDN, tudo pronto. E nós fazemos o projeto da rede móvel em cidades com infraestrutura de fibra já existente”, completa.
A iez! busca como parceiros provedores que tenham entre algumas dezenas de milhares até cerca de 300 mil clientes. “Este é o nosso foco: ISPs que não sejam muito pequenos, nem enormes. Mas precisam ter maturidade operacional, governança corporativa bem estruturada e base relevante de clientes”, descreve.
Estima-se que haja cerca de 20 provedores de Internet com essas características na área de atuação da iez! Câmara acredita que com 10 parceiros será possível atender a cerca de 80% da sua região.
As operações de Netspeed e Zamix, seus dois primeiros ISPs parceiros, somam mais de 50 municípios com população de 2 milhões de pessoas. Com as novas quatro parcerias próximas de serem assinadas, o número de cidades deve chegar entre 400 e 500. Ao todo, os três estados aonde a iez! atua somam 1.023 cidades.

Diogo Câmara, diretor executivo da iez! telecom (Crédito: divulgação)
Modelo de negócios da iez!
A ideia é que cada provedor inclua a telefonia móvel da iez! em seu portfólio de serviços, mas tendo a marca do ISP à frente, inclusive no chip a ser entregue ao assinante.
A iez! desenhou planos similares àqueles do tipo controle para serem oferecidos pelos ISPs. Não haverá venda de planos pré-pagos e nem planos pós-pagos complexos. Mais à frente, os provedores também poderão vender serviços de FWA pela rede da operadora.
“No meu modelo, pego o ISP pela mão. Ele não sabe vender móvel. Isso está fora do seu mundo. Fixo e móvel são negócios completamente diferentes. Ajudamos cada provedor a definir a estratégia comercial, o modelo de comissionamento, a comunicação etc, para o móvel não canibalizar a fixa”, explica o executivo. “Transformamos o ISP em uma operadora móvel, em última instância, powered by iez!”, acrescenta.
O atendimento, o canal de vendas e o suporte técnico de primeiro nível ficam com o provedor, enquanto a iez! oferece o segundo nível de suporte.
As parcerias seguem o modelo de compartilhamento de receita. A proporção é cerca de meio a meio, mas pode pesar mais a favor do provedor dependendo do quanto este consegue entregar que reduza os custos da iez!.
No caso do FWA, a tendência é de que a participação dos ISPs no revenue share seja ainda maior para viabilizar preços competitivos em comparação com a fibra.
Lançamento da rede até o final do ano
A expectativa é de que o serviço móvel sobre a rede da iez! seja lançado até o final do ano por Netspeed e Zamix.
A rede da iez! está sendo montada nas faixas de 3,5 GHz e 700 MHz. A primeira em caráter primeiro e a segunda, secundário – mas a operadora pretende participar do futuro leilão da faixa de 700 MHz para garantir licenças em caráter primário também, adianta Câmara.
A operadora está colocando, em média, uma torre para cada 10 mil habitantes. O desenho está sendo feito ouvindo os parceiros e a população local. Em Valença/RJ, por exemplo, a iez! tem 11 sites, enquanto a operadora líder tem oito. Uma das prioridades foi a cobertura do populoso bairro de Cambotá, que até então não contava com sinal de celular.
A expectativa da companhia é ter em toda a sua região cerca de 2 mil sites até 2030, quando precisa ter cumprido as obrigações da Anatel pelo leilão de 3,5 GHz.
A rede de acesso da iez! é fornecida pela Huawei. Há também parceria com a Highline para o uso de torres. O core, por sua vez, é da Huawei, em parceria com a Algar, por meio de fatiamento lógico.
Outros modelos
Para vender o serviço em cidades com ISPs de menor porte, a iez! avalia firmar parceria com uma empresa que possa representá-la. E para as cidades que faltarem, a operadora pode entrar com sua própria marca, vendendo diretamente aos consumidores, no modelo B2C, diz o diretor executivo.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA