Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

A Tá Telecom, empresa criada por provedores regionais de Internet para atuação conjunta como operadora móvel virtual (MVNO), planeja também a integração das redes Wi-Fi dos ISPs que a compõem. A ideia é que clientes desses provedores possam acessar a rede Wi-Fi uns dos outros quando em deslocamento, ou seja, em roaming. Ainda não há uma data de lançamento desse serviço, mas novidades devem vir no segundo semestre, adianta Rudinei Carlos Gerhart, diretor executivo da Tá Telecom, em conversa com Mobile Time.

“É um projeto de open WiFi. Os assinantes vão poder fazer roaming em cima de redes WiFi 5 e WiFi 6. Isso é útil especialmente em espaços indoor onde o sinal mobile tenha cobertura deficiente”, explica o executivo.

A Tá Telecom é composta hoje por 50 ISPs do Sul e Sudeste, mas está aberta para a participação de outras do Brasil inteiro, o que deve acontecer ao longo deste ano. Sua expectativa é chegar a dezembro com 150 mil assinantes de telefonia móvel e passar de 5 milhões até 2028. A MVNO está conectada à plataforma da Surf Telecom que, por sua vez, utiliza a rede da TIM.

Novo leilão

A Tá Telecom é oriunda da Iniciativa 5G Brasil, que reuniu mais de 400 ISPs de todo o País dois anos atrás para participar do leilão das frequências de quinta geração. A Iniciativa 5G Brasil acabou não conseguindo comprar nenhum lote à época, mas o executivo não descarta que no futuro a Tá Telecom participe de novos leilões de espectro da Anatel.

“A longuíssimo prazo, teremos estrutura mais preparada para um eventual novo leilão da Anatel. No leilão de 5G entramos como debutantes e fomos bem competitivos com apenas quatro meses de trabalho”, comenta Gerhart.