A Akross (antiga Mobicare) quer impulsionar o acesso à Internet via Wi-Fi por meio de parcerias com ISPs. De acordo com o CEO Roman Romancini, a empresa pretende desenvolver uma rede única sem fio baseada em conexões domésticas e comerciais de clientes desses provedores.

Batizada de Nomad Wi-Fi, a rede é construída a partir dos pontos de conexões que os assinantes das operadoras e ISPs têm, mas criando um segundo sinal (SSID). Este SSID é o que forma a rede para os assinantes acessarem em todo lugar.

Vale dizer que o segundo SSID não interrompe o sinal do primeiro. O acesso do usuário à Nomad é feito via app white label ou app da operadora com SDK da Nomad.

“Via software nós criamos a rede Wi-Fi. Naquele mesmo ponto de acesso, eu crio uma segunda rede. O CPE não é meu, é da operadora. Posso criar uma rede fechada. Uma rede única frictionless ou semifrictionless”, explicou Romancini.

Em contrapartida, os ISPs podem rentabilizar e incrementar suas receitas com ativos em suas redes, em um modelo freemium. Neste formato, as operadoras podem oferecer publicidade, base de dados para empresas e assinaturas, por exemplo.

Com parceria com duas das quatro grandes operadoras do País, a Nomad Wi-Fi administra 21 milhões de pontos de acesso sem fio,  o equivalente a 47% dos 44,5 milhões de access points existentes no País. Agora, a ideia é atrair os ISPs de middlemarket. 55 já foram mapeados. Os demais serão por venda indireta.

A Akross também está em conversas com fintechs de adquirência, redes neutras e utilities elétricas.