O Google Assistente está de cara nova nos smartphones. A partir desta quarta-feira, 3, de acordo com a empresa, ele está mais intuitivo, mescla, de forma mais natural, voz e toque, além de trazer uma nova experiência de mensagens. Em dois anos de existência, a equipe notou que, embora a ênfase visual do antigo assistente era a voz, metade das interações com o produto incluíam o toque. Assim, com o novo design, o Google traz uma experiência que facilita as duas opções, ou seja, para quem tem preferência de uma ou de outra, mas também para aqueles que usam a combinação da voz e do toque.

Para gerenciar dispositivos domésticos, o Assistente ganha novos controles e controles deslizantes. É possível usar mostradores para ajustar as luzes ao brilho correto ou os controles deslizantes para ajustar o volume do alto-falante inteligente, por exemplo.

Já com relação à interface de mensagens, é possível usar os dedos para adicionar uma vírgula, alterar uma palavra ou fazer edições rápidas à medida que compõe o texto.

Em celulares Android, para acessar uma visão geral do seu dia, basta abrir o Assistente e deslizar para cima na tela para obter informações selecionadas com base na hora do dia e nas interações recentes com o aplicativo.

Com o novo design, o Google também traz um pouco da experiência do Google Now para o telefone. Embora já seja possível ver uma lista de compromissos futuros, informações sobre o deslocamento diário, pedidos recentes e outros dados sobre o dia do usuário, no Assistente este recurso estava oculto atrás de um ícone ignorado. Agora, depois de pressionar o botão de início no smartphone Android, já é possível deslizar para obter a mesma experiência.