A Algar Telecom criou o laboratório de redes privativas para tecnologias 4G e 5G, anunciado nesta terça-feira, 3. A iniciativa tem como objetivo realizar alguns experimentos em diferentes espectros de frequências, e também fortalecer o desenvolvimento de novas soluções de conectividade e IoT para o mercado B2B. O projeto está sendo realizado em conjunto com a Microsoft e a Logicalis.

Para a empresa, isso pode ter uma vantagem no aspecto da segurança, resultando em uma probabilidade menor de ataques cibernéticos e vazamento de informações confidenciais. Além disso, a partir das redes privativas, é possível fazer ajustes personalizados de acordo com as demandas específicas, oferecendo um controle total em relação ao acesso e a gestão da rede.

A solução de redes privativas da Microsoft disponibiliza a utilização da nuvem, podendo ser feita a gestão no portal do Azure – plataforma de computação em nuvem executada pela Microsoft – para o monitoramento da qualidade da rede e provisionamento de SIM Cards. Ela também permite, em tempo real, acesso a todas as aplicações que estão disponíveis no Azure Marketplace e o uso de inteligência artificial (IA) para fazer manutenção constante das operações, processos e métodos.

O laboratório da Algar já está operando e validando soluções de redes privativas para tecnologias 4G e 5G, com a finalidade de resolver problemas específicos de diferentes segmentos da economia, como: conectividade e aplicações integradas nos grandes galpões logísticos, na indústria; sensoriamento de processos e operações de alta reprovação, no sistema financeiro; e a gestão e integração de máquinas e dispositivos em campo em tempo real, no agronegócio.