Presidente da IBM Brasil, Tonny Martins

O IBM Watson no Brasil cresce acima da média na América Latina, em um ritmo de dois dígitos ao ano. Em encontro com jornalistas de tecnologia nesta terça-feira, 3, o presidente da companhia no País, Tonny Martins, explicou que o avanço do motor de inteligência artificial na região mostra que o Watson “já ganhou vida própria”.

“Somos líderes de inteligência artificial no Brasil e no mundo, segundo o IDC. Tanto que a pessoa comum confunde a inteligência artificial com o Watson. O Watson virou sinônimo de IA”, disse Martins. “O crescimento é muito grande em aplicações, projetos e produtos. Mas tão grande que nós perdemos o controle (noção) de incremento, pois os nossos parceiros criam as aplicações e tomamos conhecimento depois”.

Sem poder compartilhar dados da operação local, o executivo explicou que percebeu um avanço do Watson nas organizações, em especial com a expansão dentro das empresas que experimentam o motor e levam para outras áreas.

Martins também revelou que está em tratativas com o governo federal para colaborar com a política nacional de inteligência artificial e com o governo de São Paulo para uma eventual participação no centro de tecnologia que será inaugurado em março de 2020.

Transformação digital

Além do avanço em IA, Martins compartilhou informações sobre os avanços da diretoria de Value Creation na IBM, uma área que colabora para o incentivo da digitalização nas empresas com ações de treinamento e cocriação. Liderada por Marcos Peigo, vice-presidente de Value Creation, a unidade de negócios realizou 712 sessões de cocriação em transformação digital.

Questionado sobre quantas dessas cocriações tornaram-se efetivamente negócios para a IBM, Martins explicou que não pode abrir os números. Contudo, afirmou que o volume de sessões mostra a amplitude da companhia no segmento. Em relação aos setores com mais sinergia para atuar em transformação digital, Martins citou finanças, saúde, telecomunicações, meio ambiente e varejo como principais, além de educação e proteína animal.