Covid-19; Dados do Bem

Com 99% dos leitos de UTI ocupados e a maior taxa de mortalidade por Covid-19 no Brasil, o Estado do Rio de Janeiro amplia a testagem por RT-PCR para o novo coronavírus. Os testes podem ser agendados pelo aplicativo Dados do Bem (Android, iOS) a partir desta quinta-feira, 3, e os exames poderão ser feitos a partir de sexta-feira, 4, em três centros: Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê, ambos em São Gonçalo; e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, com capacidade total de 1,5 mil exames por dia.

Para escolher as primeiras unidades de testagem, a Secretaria do Estado de Saúde levou em levou em consideração o aumento de casos nessas regiões e a oferta de exames RT-PCR já existente em outros municípios do estado.

Na parceria, o Dados do Bem faz o compartilhamento com o governo do estado da inteligência de dados gerada pelo app. No acordo também está incluído o treinamento de profissionais. Cabe à Secretaria de Saúde a operação relacionada ao projeto. O objetivo é que o programa seja ampliado nos próximos dias para outras três unidades em regiões onde for identificado aumento de casos de Covid-19.

Como funciona o app

O usuário deve baixar o aplicativo e responder as perguntas sobre os sintomas, se faz parte de algum grupo de risco e se trabalha na área da saúde. Em seguida, o algoritmo faz uma seleção entre os usuários que apontarem para uma alta probabilidade de estarem infectados com a Covid-19 para a realização de testes.

O agendamento dos testes pode ser feito todos os dias da semana, de 7h às 19h. O usuário receberá o dia e horário do agendamento na unidade mais próxima da sua moradia pelo próprio aplicativo. O resultado fica pronto em até 72 horas e também é disponibilizado pelo aplicativo.