Com o crescimento do número de casos do novo coronavírus no Brasil, as plataformas que monitoram ou auxiliam a população brasileira também registraram um crescimento na procura de suas soluções. Foi o caso da plataforma Missão Covid e do app Dados do Bem. Em 7 de novembro, por exemplo, a Missão Covid registrou 1,4 mil visualizações, e um mês depois, em 7 de dezembro, o número pulou para 13 mil. Ao todo, desde março, mais de 84 mil pacientes foram atendidos, de um total de 198 mil pessoas cadastradas.

Missão Covid; Covid-19; Novo Coronavírus

Leandro Rubio, da plataforma Missão Covid

Segundo Leandro Rubio, médico cardiologista e CEO da Missão Covid, o aumento começou ainda em outubro, com um pulo de média de 20 atendimentos por dia para 120. ”Esse número se manteve constante depois. E na época ninguém comentava sobre o aumento do número de casos”, afirmou durante entrevista para Mobile Time.

Houve dias, segundo o CEO da Missão Covid, que o site recebeu 1 mil pedidos de consulta. “Tivemos que fechar o cadastro de novos pacientes. Não temos como oferecer atendimento para tantas pessoas”, explicou Rubio. Como o número tem se mantido, a plataforma fica aberta o tempo suficiente até atingir a capacidade máxima de atendimento por dia, que é de 120 pessoas. “Se deixarmos o site aberto de 8h às 20h, passaríamos de 1 mil solicitações”, diz.

“Precisamos de mais médicos”, alerta Rubio. “Com o novo aumento (do número de casos) não temos profissionais ativos suficientes. E isso coloca o projeto em risco. E ele não pode ficar com o nome sujo”, comenta o CEO.

Atualmente, há 1,4 mil médicos cadastrados na plataforma da Missão Covid, mas apenas 50 estão disponíveis para atendimento. “Entram novos médicos, mas nem todos atendem. E até pegar o ritmo demora um pouco”, relata.

Dados do Bem

Dados do Bem; Covid-19; Novo coronavírusCom o aplicativo Dados do Bem (Android, iOS) não foi diferente. Entre 10 de outubro a 10 de novembro, a quantidade de cadastros foi de 54.611. No mês seguinte, ou seja, de 10 de novembro a 10 de dezembro, o número subiu 87,16%, alcançando a marca de 102.209 pessoas cadastradas. Em uma proporção um pouco menor, mas ainda significativa, houve incremento de downloads, indo de 119.446 para 183.042, considerando os mesmos períodos, representando aumento de 53,24%.

O crescimento foi impulsionado pela divulgação da intensificação da parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu no início de dezembro com a ampliação de testagens  RT-PCR para Covid-19 tendo o app como ponto de partida para o seu agendamento. Apenas entre 1 e 10 de dezembro, foram 47.052 cadastros e 87.929 downloads.