A loja oficial de GPTs da OpenAI será lançada na semana que vem, informou a empresa aos desenvolvedores nesta quinta-feira, 4. Vale lembrar que os GPTs hoje estão acessíveis somente para assinantes do ChatGPT Premium. 

Junto com o anúncio da loja, a OpenAI atualizou seus termos de serviços. Para ter um GPT incluído na loja é preciso configurá-lo como público e seguir as regras do serviço, que proíbem, por exemplo, GPTs que promovam atividades ilegais ou contenham conteúdos violentos. 

A OpenAI divulgou também suas recomendações de marca. Uma delas é que o nome de um GPT não inclua a palavra GPT, especialmente se for parte de alguma plataforma ou serviço digital pré-existente. 

De acordo com uma lista extraoficial criada pelo GPT Public Directory, havia até meados de novembro mais de 11 mil GPTs publicados. O número oficial deve ser maior e provavelmente será conhecido quando lançada a loja.

Ainda não foi divulgado se a loja contará com um sistema de billing, ou seja, se será possível vender acesso a GPTs ou realizar vendas dentro de GPTs, como acontece hoje com aplicativos Android e iOS distribuídos pelas lojas Google Play e App Store. É provável que, pelo menos nessa primeira fase, a loja oficial não inclua ferramentas de comercialização.

Leia aqui uma análise do Mobile Time sobre esse novo ecossistema digital em nascimento. E veja aqui o GPT oficial do Mobile Time.