A Microsoft apresentou uma série de novidades sobre sua plataforma de inteligência artificial na nuvem e em mobile games. Em jogos, a companhia apresentará o kit de desenvolvedor (SDK) do Xcloud, a solução que permitirá o streaming de games do serviço Xbox Live para dispositivos móveis. O SDK será apresentado no evento para desenvolvedores de games, GDC, em São Francisco, EUA, entre os dias 18 e 22 de março.

Na descrição da apresentação, a Microsoft afirma que a ideia é que os desenvolvedores possam adaptar seus jogos do console para o mobile com a mesma qualidade de gráfico. Feito em código-aberto, o Xcloud rodará na nuvem da Microsoft, a Azure. A empresa estima que a plataforma poderá alcançar 400 milhões de dispositivos de games (consoles e dispositivos móveis), com 68 milhões de usuários ativos, e um total de 2 bilhões de dispositivos (com PC, consoles, etc. incluídos).

Outra novidade é a criação do Accenture Microsoft Business Group, um novo grupo baseado na joint-venture entre Accenture e Microsoft, a Avanade. A ideia é que esta divisão combine capacidades para a criação de serviços e soluções. Vale lembrar, a Avanade trabalha com soluções de Internet das Coisas, aprendizado de máquina e inteligência artificial, inclusive com o Microsoft Louis e Azure IoT. Liderado por Emma McGuigan, diretora sênior da Accenture, o grupo juntará 45 mil profissionais para desenvolver produtos e soluções.

Ainda envolvendo a plataforma de Intelligent Cloud, a Microsoft firmou um novo acordo com a TomTom. Nesta parceria, a empresa de serviço e dados de navegação utilizará a nuvem da Microsoft para trafegar seus dados, enquanto, por outro lado, ela terá as APIs do Bing Maps e da Cortana. Com a redução de latência dos mapas, a ideia é que a TomTom use essas soluções para criar soluções de veículos conectados e para cidades inteligentes.