O bloqueio do WhatsApp no Brasil gerou um aumento significativo no volume de mensagens de texto (SMS) para o envio de senhas de autenticação temporárias, serviço conhecido como "one time password" (OTP). Na segunda e na terça-feira, houve um incremento de 30 milhões de mensagens para essa finalidade no Brasil, o que representa um aumento de 70% em comparação com a média em dois dias comuns, revelou Yuri Fiaschi, country manager da Infobip, uma das maiores integradoras de SMS do mundo. Fiaschi abriu os números durante a sua apresentação no 15º Tela Viva Móvel, nesta terça-feira, em São Paulo.

A solução de OTP é muito utilizada por apps em geral para a autenticação do usuário pelo número telefônico informado. Vários concorrentes do WhatsApp usam OTP por SMS, como o Telegram. A migração de usuários para outras plataformas de comunicação instantânea nesses dois dias de bloqueio do WhatsApp é a explicação para o crescimento desse tipo de tráfego.

O volume de mensagens de OTP vem crescendo continuamente no mundo. Nos últimos dois anos, aumentou 650% na plataforma da Infobip, por exemplo. Esse tipo de mensagem é a grande estrela do segmento A2P, ou seja, de mensagens enviadas automaticamente por empresas para consumidores, que também vem crescendo seguidamente no mundo. Projeta-se que o tráfego A2P deve praticamente dobrar globalmente até 2025.