O SMS está mais vivo do que nunca como canal de comunicação entre marcas e consumidores. Ao contrário dos prognósticos pessimistas que eram projetados para esse mercado, não houve uma canibalização por parte do WhatsApp depois que este foi aberto para empresas em agosto de 2018. Em vez disso, o SMS A2P (Application to Peer) está se fortalecendo no País: quatro integradores entrevistados por Mobile Time relatam aumentos substanciais, da ordem de 100%, na comparação com o ano passado, incluindo um recorde histórico em volume de mensagens.

Na Zenvia, por exemplo, o volume de mensagens enviadas hoje é 75% maior do que um ano atrás. Em maio, a empresa bateu seu recorde histórico em volume mensal de mensagens. A Infobip, por sua vez, registrou nos sete primeiros meses deste ano no Brasil a mesma quantidade de mensagens enviadas nos 12 meses de 2018. Wavy e Take também confirmam que está acontecendo um crescimento significativo no volume de SMS A2P no País.

O aumento está sendo puxado principalmente por serviços digitais, como aplicativos móveis e sites de e-commerce, para autenticação de usuários (envio de códigos de acesso), disparo de promoções e envio de notificações de status de pedidos. Na Infobip, o envio de SMS por aplicativos over the top (OTT) no Brasil está crescendo 300% este ano, revela Yuri Fiaschi, head da empresa para as Américas.

O mercado de SMS está crescendo muito. Estimamos que dobrou este ano. E o que cresceu? Aplicativos OTT e envio de mensagens promocionais, com descontos. O SMS está se fortalecendo muito como canal promocional, porque isso é proibido em outros canais, como WhatsApp e Apple Business Chat”, analisa Roberto Oliveira, CEO da Take.

Volume de mensagens da Zenvia aumentou 75% este ano, diz Gabriela Vargas, diretora de marketing e produtos da empresa

Gabriela Vargas, diretora de marketing e produtos da Zenvia, destaca o uso do SMS como uma forma confiável para autenticação de consumidores, reduzindo riscos de fraude. “O mercado de aplicativos é um dos fatores (que contribuem para o crescimento). Mas há também mercados novos oriundos de transformação digital. Tudo o que está saindo do modelo tradicional de negócios e indo para o digital está usando o SMS para autenticação, como no caso de cadastro em um e-commerce. SMS é uma alternativa bastante confiável de autenticação”, explica.

Além disso, Vargas relata o aumento no uso do SMS para notificações do passo a passo de determinados processos, como compras online. Neste caso, uma única transação gera várias mensagens enviadas ao consumidor, como confirmação de pagamento, saída para entrega, confirmação de entrega, e pesquisa de satisfação no final.

O crescimento do mercado de SMS A2P, contudo, poderia ser ainda maior, se não houvesse a atuação de players não homologados (chamados de SMS pirata) e se os preços praticados pelas operadoras fossem mais baixos, analisa o CEO da Wavy, Eduardo Henrique.

“Houve sim crescimento no volume, porém, poderia ser bastante maior se houvesse um alinhamento de estratégia para combater a pirataria no mercado. Claramente ainda existem grandes volumes que vêm de chipeiras, inclusive muitos players globais utilizando long codes para fazer os envios no Brasil. Nos EUA, as operadoras deram melhores preços aos brokers para que eles fossem mais competitivos do que as chipeiras nos preços, e assim diminuíram muito a demanda por esse serviço não regulado”, explica Henrique.

Por outro lado, Vargas, da Zenvia, relata que a atuação dos piratas é menor hoje do que foi no passado, e muitos deles têm procurado integradores homologados para tentar se regularizar.

Super Bots Experience

O CEO da Wavy, Eduardo Henrique; o CEO da Take, Roberto Oliveira; o diretor de tecnologia da Zenvia, Daniel Wildt; e o head de vendas da Infobip no Brasil, Caio Borges, estão confirmados como palestrantes no Super Bots Experience, principal seminário de negócios sobre o mercado brasileiro de chatbots, assistentes de voz e inteligência artificial, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no WTC, em São Paulo. A agenda completa do evento e mais informações podem ser obtidas em www.botsexperience.com.br, ou pelo email eventos@mobiletime.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619.