A Intel adquiriu a startup israelense Moovit por cerca de US$ 900 milhões. Os dados e a tecnologia do aplicativo de rotas de transporte público serão aproveitados em projetos de direção autônoma, junto com a Mobileye, divisão da Intel dedicada a essa área. O cofundador e CEO da Moovit, Nir Erez, passa a ser vice-presidente executivo da Mobileye e vice-presidente da Intel Corp. O aplicativo Moovit continuará existindo e tendo sua operação independente, reforça Erez, em comunicado publicado no blog da Moovit.

“A combinação do app líder de mobilidade urbana do Moovit, usado por milhões de pessoas, nossa profunda compreensão dos padrões e necessidades de mobilidade  da população e a tecnologia líder mundial em veículos autônomos da Mobileye vai criar alternativas revolucionárias de transporte. Os usuários do Moovit e nossos parceiros ao redor do mundo terão acesso a um leque mais amplo de alternativas de transporte para escolherem, incluindo rotas multimodais que combinam transporte público, bicicletas, scooters, carros compartilhados, apps de carona e (em breve) frotas de carros autônomos da Mobileye”, escreveu Erez.

Com sede em Tel Aviv, o Moovit foi fundado em 2012 e conta hoje com 800 milhões de usuários no mundo, sendo o Brasil o seu maior mercado.

A Mobileye também tem origem israelense e foi adquirida pela Intel em 2017 por US$ 15,3 bilhões. Sua tecnologia de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) é utilizada em quase 60 milhões de veículos de mais de 25 montadoras parceiras.